Meliponário de Novo Horizonte: um projeto de conservação e educação ambiental

A cidade de Novo Horizonte acaba de ganhar um novo espaço dedicado à conservação de abelhas. O Meliponário Municipal foi inaugurado com o patrocínio da Usina São José da Estiva e parceria da Prefeitura Municipal.
O projeto, idealizado pela Associação de Apicultores e Meliponicultores de Novo Horizonte e Região (AAMEL), visa promover a educação ambiental e a conservação de espécies de abelhas sem ferrão. "Sabendo do papel crucial que as abelhas desempenham na polinização, contribuindo para a biodiversidade e a produção de alimentos, acatamos o convite para patrocinar o projeto", afirma Clézio Menandro, gerente de Divisão Agrícola da Usina Estiva.
O Meliponário está instalado no pátio das Diretorias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo de Novo Horizonte. O local reúne as condições necessárias para abrigar as colmeias. "Vamos demonstrar a importância das abelhas para a natureza. Este local só se tornou uma realidade graças ao apoio da Usina Estiva", destaca Natália Munhoz, diretora municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
Na inauguração, Clézio destacou o papel da Usina Estiva para garantir que suas operações sejam realizadas com responsabilidade e sustentabilidade. "A empresa tem uma grande preocupação com o meio ambiente, por isso é uma grande honra para nós podermos contribuir para que, através do Meliponário, possamos divulgar o importante trabalho das abelhas."
O presidente da AAMEL, Ailton Fontana, destacou que o Meliponário será um importante centro de conhecimento. "Teremos palestras e eventos para multiplicar o conhecimento sobre as abelhas."
Com o Meliponário Municipal, será possível manter as abelhas sem ferrão em áreas urbanas, não só para promover a conservação das abelhas nativas, mas também para educar e trazer conhecimento à comunidade sobre a importância desses insetos no ecossistema.
O prefeito Fabiano Belentani, acompanhado da vice-prefeita, Amarilis de Biasi de Toledo Piza; e diretores municipais, vereadores e outras autoridades, agradeceu o empenho de todos para deixar o Meliponário tão lindo. “Nossa gratidão a todos. Percebemos que as coisas acontecem não só pela ação do poder público, mas também com o envolvimento da comunidade e o apoio, sempre presente, da Usina Estiva”, afirmou.
Na cerimônia de inauguração, a Usina Estiva contou com a presença de diversos representantes, incluindo Nilton Andreotti, gerente Administrativo Financeiro, Oudelso do Val Júnior, gerente de Área de Motomecanização, Flavio Assoline, líder de Produção, Pedro Nogueira, supervisor de Planejamento Agronômico, Marcelo Pereira, coordenador de Geoprocessamento, e Rose Guerra, responsável pela execução do projeto. Além disso, estiveram presentes representantes da Associação, autoridades de instituições, servidores e membros da comunidade.

Comentários ()